O emprego das redes terrestres de monitoramento contínuo dos sinais GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global) na quantificação do IWV (Integrated Water Vapor - Vapor D'água Integrado na coluna atmosférica) é uma aplicação multidiciplinar com grande potencial para o monitoramento da concentração do vapor d'água atmosférico, a qual apresenta boas perspectivas para diversos estudos relacionados às ciências atmosféricas (Sapucci et al., 2007).
A relação entre os valores do e a quantidade de vapor d'água atmosférico (IWV) existente no momento em que foram feitas as observações GPS é função da temperatura média troposférica (). Essa relação pode ser expressa pela seguinte equação (Bevis et al., 1992):
onde é a constante específica para o vapor d'água, e são as constantes da refratividade atmosférica cujos valores foram determinados experimentalmente (Bevis et al., 1994). Os valores de podem ser aproximados a partir de medidas de temperatura efetuadas à superfície (Bevis et al., 1992). Para regiões do território brasileiro uma modelagem adequada que relaciona os valores de com dados obtidos à superfície foi desenvolvida empregando-se 90.000 radiossondas (Sapucci et al., 2004).
Dr. Nilson Sant'Anna - Coordenação