Magnetômetros são instrumentos usados para medir a intensidade e direção do campo magnético da Terra. Outros usos incluem a prospecção mineral, testes não destrutivos de materiais, avaliação das interferências nos enlaces de radiocomunicação e controle de atitude de satélites.
O programa de Clima Espacial do INPE utiliza em suas medidas de variações do campo geomagnético na superfície da Terra magnetômetros do tipo núcleo saturado ("fluxgate magnetometer"). Nesses magnetômetros, um núcleo de material magnético de alta permeabilidade, de fácil saturação, é utilizado para obter o sinal do campo magnético existente no ambiente. Em geral, esses magnetômetros são constituídos por duas bobinas. A primeira, chamada de primária, provoca uma variação da permeabilidade do núcleo, saturando-o periodicamente. A segunda, chamada de secundária, faz a detecção do campo magnético externo que se quer medir.
O sinal que aparece na bobina secundária é proporcional ao campo magnético externo na direção da bobina. Três sensores fluxgate orientados segundo três direções ortogonais, produzem as três componentes necessárias para a medição do campo geomagnético. Esse magnetômetro pode detectar variações do campo na faixa de frequências desde aproximadamente 0,1 Hz até o nível DC (0 Hz) e sua precisão é de 1 nT.
Dr. Clezio Marcos De Nardin - Coordenação Técnico-Científica
Dr. Nilson Sant'Anna - Coordenação Técnica de Sistemas
Dr. Antônio Lopes Padilha - CEA / INPE
Dra. Emilia Correia - INPE e CRAAM / Mackenzie
Dr. José Ricardo Abalde - IP&D / UNIVAP
Dr. Nelson Jorge Schuch - CRS / INPE
Dr. Paulo Fagundes - IP&D / UNIVAP
M.Sc. Juliano Moro - CEA / INPE
M.Sc. Laysa Cristina Araújo Resende - CEA / INPE
Acad. Laís Maria Guizelli Morais - CEA / INPE
Acad. Sony Su Chen - CEA / INPE
Eng. Sinval Domingos - Chefe de Equipe
Técn. Wagner Sarjob Coura Borges - Técnico de Calibração
Técn. Francisco de Paula Vitor Mesquita
Técn. Avicena Filho
Técn. Acacio Cunha Neto
Técn. Cristiano de Castilho
Dr. Nilson Sant'Anna - Coordenação
Dr. Adriano Petry - CRS / INPE
Eng. Rubens Cruz Gatto - Coordenação
Informações de monitoramento do campo magnético terrestre (gráficos de variação de H, componentes geomagnéticas e KIndex por estação).
Resumo de índices a partir de dados de todas as estações sul-americanas. Gráficos de variação de H, componentes geomagnéticas, dH/dT e KIndex por estação levando em conta o cálculo da QDC.