ATA DA 135ª REUNIÃO DE BRIEFING: 06/03/2015, 14H30

Sala de Exibição do Clima Espacial/INPE-SJC

SOL

Previsor 1: Na semana de 31 de março a 06 de abril, foram registrados alguns flares classe B e C. Foi observado um buraco coronal trans-equatorial CH 661, que esteve geoefetivo a partir do dia 30 de março e um segundo buraco coronal CH662 que deverá estar na posição geoefetiva entre os dias 08 e 09. Dados do satélite SOHO mostram uma CME, não é possível dizer se foi direcionada a Terra.

MEIO INTERPLANETÁRIO E MAGNETOSFERA

Previsor 2: Os dados do programa Enlil previam uma troca de setor e a chegada de um feixe rápido. Utilizando dados do satélite ACE foi observado um choque no dia 31, com um aumento de velocidade de 350 km/s para 400 km/s,  seguido por uma troca de setor. As componentes do campo magnético interplanetário foram alteradas em razão dessa estrutura. Os dados de detectores de nêutrons registrados no hemisfério norte e sul para este evento do dia 31 apresentaram respostas diferentes para a configuração do campo magnético da estrutura do vento solar. Após este evento, o satélite ACE indicou um aumento gradual de velocidade do vento solar entre os dias 01 e 04, indicando a velocidade de vento solar rápido. Os dados do cinturão de radiação, obtidos a partir das sondas Van Allen Probes, no período de 23 de março a 04 de abril apresentam um padrão compatível com as variações nominais do cinturão, tendo sido registrado uma variação no fluxo de elétrons localizados em L* > 5.

TERRA MAGNÉTICA

Previsor 3: A atividade geomagnética registrada durante a semana foi compatível com a de dia calmo na maior parte do tempo. No dia 31 foi observado um choque em todos os instrumentos da rede Embrace, possivelmente associado à uma troca de setor.

TERRA ATMOSFERA

Previsor 4: Os dados obtidos da observação da ionosfera apresentam dados compatíveis com dia calmo. Os dados de TEC apresentaram uma variabilidade diária significativa antes e depois do dia 02 de abril. Não foram observadas cintilações no dia 02 e, em geral, os dias em que houve cintilações verificou-se que elas iniciaram por volta das 2000 LT. Foram observadas bolhas somente na estação de Cariri no dia 30, nos demais dias as observações foram prejudicadas pelas condições climáticas e pela luminosidade da lua.

Comments are closed