ATA DA 138ª REUNIÃO DE BRIEFING: 04/05/2015, 14H30

Sala de Exibição do Clima Espacial/INPE-SJC

SOL

Previsor 1: Na semana de 28 de abril a 04 de maio, foi observado um buraco coronal CH665 em posição geoefetiva no dia 02; um segundo buraco coronal, observado no hemisfério Sul  também foi observado. Ocorreu um CME direcionada a Terra no dia 02, com previsão de chegada no dia 06. A região ativa 2335 com complexidade beta/gama deverá estar no centro do disco dentro de dois dias e meio nos próximos dias com probabilidade de evoluir em complexidade.

MEIO INTERPLANETÁRIO E MAGNETOSFERA

Previsor 2: O vento solar apresentou parâmetros compatíveis com vento solar lento no início do período, com velocidades abaixo de 300 km/s. No dia 28 foi observado um aumento de densidade, seguido por um aumento de velocidade no dia 01, atingindo 450 km/s causado pela passagem de um feixe rápido. O campo magnético interplanetário apresentou perturbação no início do dia 30, a componente Bz manteve-se oscilando em torno de +/- 5 nT. Está prevista a chegada de uma CME no dia 06. De modo geral, os paramteros do meio interplanetário estiveram compatível com valores nominais durante toda a semana. Dados de fluxo de elétrons medido pelo satélite Van Allen probes mostra que o fluxo de elétrons tem se mantido estável nos últimos 07 dias.

TERRA MAGNÉTICA

Previsor 3: A semana foi marcada por atividade geomagnética compatível com dia calmo associada à instabilidades localizadas e em períodos específicos. O índice Dst oscilou em torno de zero durante todo o período. Este comportamento do campo geomagnético é observado em reposta ao vento solar calmo.

TERRA ATMOSFERA

Previsor 4: A ionosfera apresenta dados compatíveis com dia calmo, não foram observadas bolhas de plasma e cintilações o que é esperado para essa época do ano. Diversos fatores contribuíram para o mapa de TEC que mostra valores baixos ao longo de todo o dia.

Os comentários estão indisponíveis