ATA DA 142ª REUNIÃO DE BRIEFING: 15/06/2015, 14H30

Sala de Exibição do Clima Espacial/INPE-SJC

SOL

Previsor 1: Entre 09 e 15 de junho, na maior parte dos dias, haviam seis regiões ativas, sendo pelo menos uma com potencial para fenômenos explosivos moderados a intensos (2360, 2362, 2364, 2365, 2367, 2368). No dia 09 foi produzido um evento classe C2, possivelmente a esse evento estava associada uma CME com chegada prevista na sexta-feira (12). Também foram observado um evento classe no dia 11 e outros dois nos dias 13 e 14, ambos da região 2360. Ainda, nos dias 10 e 11 observou-se um buraco coronal CH 672 no centro do disco. A previsão para a semana de 16 a 22 de Junho é que das seis regiões ativas presentes no disco atualmente, cinco delas apresentam configuração magnetica de complexidade simples ou relativamente simples, enquanto a outra apresenta-se relativamente complexa, devem permanecer até o final do período com probabilidade relativamente baixa para geração de evento moderados e muito baixa para eventos intensos. Existe a expectativa de entrada de uma região ativa recorrente nos próximos 2 dias.

MEIO INTERPLANETÁRIO E MAGNETOSFERA

Previsor 2: Campo magnético interplanetário apresentou valores nominais até o dia 11. No início do dia 12 foi observada uma troca de setor e mudança nos parâmetros do campo magnético e do plasma: houve aumento da intensidade do campo, de densidade e de temperatura. No dia 14, foi observado aumento de velocidade associado ao posicionamento de um buraco coronal, ainda no dia 14  foi observado um choque reverso nos dados de campo magneético interplanetário.

TERRA MAGNÉTICA

Previsor 3: Os dados  de campo geomagnético apresentam valores compatíveis com dia calmo com instabilidades na região auroral ao longo de toda a semana. O índice AE esteve em trono de 500 nT durante praticamente todo o período de 09-15/06, esse aumento da atividade auroral contribuiu para que o índice Kp fosse intensificado e atingisse níveis em torno de 4 e 3 em vários períodos. O índice Dst oscilou em torno de zero, tendo registrado valores predominantemente positivos em 12/06. Os dados dos magnetômetro ra rede Embrace obtidos no dia 12 são compatíveis com de um choque associado a CME, no entanto, a passagem da CME pela Terra não é observada com clareza a partir dos dados do ACE.

TERRA ATMOSFERA

Previsor 4: A ionosfera apresentou, de modo geral, dados compatíveis com dia calmo. A altura da camada ionosférica apresentou variação entre os dias 10 e 11; 14 e 15. Os demais índices ionosféricos não apresentaram variações significativas. Os dados de TEC não apresentaram variações de intensidade significativas. Foram observadas bolhas em Cachoeira Paulista na noite de 13 para 14, foram observadas ondas durante toda a semana em Cariri e Cachoeira Paulista.

Os comentários estão indisponíveis