ATA DA 144ª REUNIÃO DE BRIEFING: 13/07/2015, 14H30

Sala de Situação, Embrace/INPE

SOL

Previsor 1: Atividade solar baixa. Com emissão de flares somente classe C e poucas manchas solares no disco. A região ativa 12384 no centro do disco, outras cinco regiões estão saindo do disco. Foram observados buracos coronais no centro do disco e no hemisfério norte do sol.

MEIO INTERPLANETÁRIO E MAGNETOSFERA

Previsor 2: Na semana passada foram registradas ao menos três CMEs nos dias 06, 10 e 11 de julho na região do limbo, com potencial para atingir a Terra. No final do dia 10, os dados do satélite ACE apresentaram variação da velocidade, que aumentou de 350 km/s para cerca de 600 km/s, nesse mesmo período houve aumento de densidade de prótons e aumento da variação do campo magnético interplanetário, além de um cruzamento de setor. Essas variações foram causadas possivelmente pelo posicionamento de um buraco coronal no centro do disco. No dia 13, a componente Bz do campo magnético esteve orientada para sul durante um intervalo de cerca de 4 horas.

TERRA MAGNÉTICA

Previsor 3: Campo geomagnético apresentou aumento suave da componente H seguido de queda no dia 11. Devido ao prolongado tempo do campo magnético orientado para sul, houve aumento da atividade auroral, elevando o índice AE acima de 1000 nT, em diferentes períodos. O índice Dst  apresentou variações devido a este evento, tendo diminuído de +19 nT e -62 nT. O índice Kp variou entre 3+ e 5+. Nos demais dias, a atividade geomagnética foi compatível com dia calmo.

TERRA ATMOSFERA

Previsor 4: A ionosfera apresentou dados compatíveis com dia calmo. Com perturbações nos dias 11, 12 e 13. Foram observadas ondas em Cariri entre os dias 11 e 13.

Os comentários estão indisponíveis