ATA DA 148ª REUNIÃO DE BRIEFING: 10/08/2015, 14H30

Sala de Exibição do Clima Espacial/INPE-SJC

SOL

Previsor 1: Durante a semana de 04 a 10 de agosto o sol apresentou atividade baixa. A mancha 12396 apresenta área com complexidade alta, com potencial para produzir eventos até classe X, até o momento, no entanto, somente se registrou atividade classe C em raios X. No dia 06, houve uma mudança de setor registrada pelo satélite ACE. Foi observado um buraco coronal que passou pelo disco no dia 06, até a presente data não há registro de estruturas direcionadas para a Terra. O buraco coronal CH682 está previsto para atingir o centro do disco nos dias 12 ou 13.

MEIO INTERPLANETÁRIO E MAGNETOSFERA

Previsor 2: Os dados do satélite ACE para o dia 06 são compatíveis com a passagem de um feixe rápido, causando um aumento dos valores de velocidade e de temperatura do meio interplanetário. Observou-se também um cruzamento de setor.

TERRA MAGNÉTICA

Previsor 3: A atividade geomagnética registrada ao longo da semana foi instável, com vários períodos de perturbação na região auroral. O índice AE manteve-se em torno de 500 nT ou acima. O índice Dst, observado desde o início do mês, tem oscilado em torno de zero, no entanto, após a passagem do vento solar rápido, a oscilação no índice Dst foi predominantemente em torno de valores negativos. O índice Kp manteve-se abaixo de 3+ durante toda semana.

TERRA ATMOSFERA

Previsor 4: A ionosfera apresentou dados compatíveis com dia calmo. No dia 09/08 foi observada uma queda atípica da frequência crítica da camada. Ainda no dia 09, a frequência de pico da camada apresentou uma estrutura com dois picos, que fica bastante claro quando se observam os dados de MUF. Houve atividade de ondas mesosféricas na estação de Cachoeira Paulista.

Os comentários estão indisponíveis