ATA DA 156ª REUNIÃO DE BRIEFING: 26/10/2015, 14H30

Sala de Exibição do Clima Espacial/INPE-SJC

SOL

Previsor 1: Durante a semana de 19 a 26 de outubro o sol apresentou baixa atividade na emissão de flare. O evento mais significativo foi a emissão de um flare C4 no dia 22, proveniente da região 2434. Observou-se uma CME direcionada para Terra, associada a esse flare. As manchas 12436, 12439 estão no disco solar nessa semana. Foi observado um buraco coronal (CH 696) que passou pelo disco no período. A região 2433 deve entrar no disco nos próximos dias, com possibilidade de se observar novos eventos.

MEIO INTERPLANETÁRIO E MAGNETOSFERA

Previsor 2: Os dados do satélite ACE para o período de 19 a 26 de outubro apresentam um cruzamento de setor no dia 21, quando foi observado um aumento de velocidade. No final do dia 24, foi observado a chegada de uma CME. A componente Bz do campo magnético esteve orientada preferencialmente para norte, o que enfraqueceu a possibilidade de ocorrer tempestades geomagnéticas.

TERRA MAGNÉTICA

Previsor 3: A atividade geomagnética registrada ao longo da semana oscilou entre instável e calma. O índice Dst foi positivo na maior parte do período. O índice Kp máximo foi 3+.

TERRA ATMOSFERA

Previsor 4: Observou-se a atividade de bolhas em Cariri durante toda a semana. Nas demais estações não foi possível realizar observações devido às condições climáticas.

Os comentários estão indisponíveis