Embrace Briefing 02/03/2015

Resumo da 130ª reunião de briefing realizada em 02/03/2015, as 14H30 na sala de Exibição do Clima Espacial/INPE-SJC

SOL

Previsor 1: Na semana de 23 de fevereiro a 02 de março, a atividade solar observada evoluiu de baixa para moderada ao longo da semana. Foram registrados três flares classe M entre sexta-feira (27/02) e domingo. De acordo com dados do satélite SOHO, ao menos uma das emissões podem ter CME associada. Ainda, no dia 01/03, o buraco coronal no hemisfério sul entrou na posição geoefetiva; um segundo buraco coronal, o CH657, deverá estar orientado em direção a Terra nos próximos dias.

MEIO INTERPLANETÁRIO E MAGNETOSFERA

Previsor 2: Os dados medidos pelo satélite ACE registraram troca de setor no dia 23/02 quando a velocidade do vento solar oscilou entre 350 km/s e 450 km/s. Nesse período, os instrumentos a bordo do satélite ACE também observou um pequeno aumento no fluxo de prótons com energia maior do que 30 MeV. Os dados de detecção de muons apresentaram um ligeiro decréscimo que pode estar associado a esses eventos. No período de 25 a 28 /02, os parâmetros do vento solar oscilaram em torno de valores nominais. No final do dia 28, foi registrado aumento da velocidade, da temperatura, além de oscilação do campo magnético interplanetário. Essas alterações foram associadas ao posicionamento de um buraco coronal no hemisfério sul.

TERRA MAGNÉTICA

Previsor 3: O aumento da velocidade do vento solar, associado com as oscilações observadas na compoente Bz do campo magnético interplanetário provocaram tempestade geomagnética G1, segundo escala da NOAA. No período de 28/02 a 02/03, o índice AE esteve acima de 1000 nT em vários períodos, o índice Dst atingiu -65 nT e o Kp manteve-se acima de 3+ por mais de um dia, alcançando 5 em alguns períodos. Os magnetômetros da rede Embrace registraram queda na componente H em todas as estações além de perturbações de períodos longos.

TERRA ATMOSFERAS

Previsor 4: No período de 28/02 a 02/03 a ionosfera apresentou perturbações em seus parâmetros, foram observadas cintilações em diversas localidades do território nacional. Os mapas de TEC e os imageadores registraram a ocorrência de bolhas de plasma em diversas localidades. Em São João do Cariri também foram observadas ondas de gravidade.

Comments are closed