Embrace Briefing 09/03/2015

Resumo da 131ª reunião de briefing realizada em 09/03/2015, as 14H30 na sala de Exibição do Clima Espacial/INPE-SJC

SOL

Previsor 1: Na semana de 02 a 09 de março, foram registrados ao menos 6 flares classe M com capacidade para provocar black-out em rádio frequência. Foi observada uma CME associada ao flare classe M ocorrido por volta das 2300 UT do dia 07. Este flare foi emitido por uma região ativa no limbo leste solar e a possibilidade de esta CME atingir a Terra parcialmente é de 50%. Observa-se ainda, um buraco coronal presente no disco solar que deverá estar em posição geoefetiva a partir do dia 11 ou 12/03.

MEIO INTERPLANETÁRIO E MAGNETOSFERA

Previsor 2: Os dados medidos pelo satélite ACE registraram troca de setor no dia 04/03, foram observadas alterações na intensidade do campo magnético, na temperatura e densidade do vento solar. Antes disso, no dia 02, a velocidade do vento solar registrada foi de 600 km/s. Após a troca de setor, ao velocidade do vento solar manteve-se em torno de 450 km/s e o campo magnético total oscilando em torno de 10 nT. A partir do início do dia 09, a velocidade a intensidade do campo magnético diminuíram, tornando-se compatível com os valores nominais do vento solar. Os dados de detecção de muons observados no início deste período apresentaram um comportamento compatível com aquele observado durante a ocorrência de vento solar rápido.

TERRA MAGNÉTICA

Previsor 3: As alterações observadas nos parâmetros do vento solar durante troca de setor e períodos em que a componente Bz esteve orientada para sul, foram associadas a diversos períodos de atividade geomagnética na região auroral. O índice AE esteve acima de 500 nT em diversos períodos, durante esta semana, e atingiu 1000 nT em alguns momentos específicos nos dias 05 e 07. O índice Dst não apresentou alterações significativas. O índice Kp, por sua vez, esteve acima de 3, que indica estado de atenção, em períodos que coincidiram com o aumento do índice AE. Os magnetômetros da rede Embrace registraram oscilações de período longo em vários dias da semana, em todas as estações, a intensidade dessas oscilações também variou.

TERRA ATMOSFERA

Previsor 4: Os mapas de TEC observados entre 02 e 09/03 mostram que o valor desse parâmetros tem sido mais elevado, como é esperado para essa época do ano. Além disso, é possível observar depleções do plasma em várias noites. Dentre os índices ionosféricos destacamos o fof2 que no dia 02/03 esteve ligeiramente acima do esperado. Foram observadas cintilações em diversas localidades do território nacional entre 2230 UT e 0430 UT. Observou-se também atividades de bolhas de plasma nas estações de São João do Cariri no dia 07 e em Boa Vista no dia 08.

Comments are closed