Esclarecimentos sobre a interrupção de alguns serviços através do Portal Embrace/INPE desde domingo último 08/02.

Neste último domingo, dia 08/02, ocorreram repetidas interrupções de fornecimento de energia para um de nossos sistemas, instalado junto ao centro de processamento de dados no INPE. Este problema persistiu até segunda-feira, dia 09/02, por volta das 13h.

Mesmo com a intervenção da equipe responsável a partir da primeira ocorrência ainda no domingo, houve alguns danos identificados somente após o problema de energia elétrica ser sanado de vez.

Isto impediu a reativação de alguns serviços, causando transtorno aos nossos usuários. Contudo, a empresa fornecedora dos sistemas foi acionada e já está atuando no INPE desde as 14h de hoje (11 de fevereiro) .

Adicionalmente, ontem, enquanto parte de nosso sistema estava fora do ar, houve uma queda de árvore sobre a fibra ótica da Embratel que alimenta os circuitos de comunicação externa do INPE São José dos Campos com algumas de suas unidades externas.

Com isto, além da indispobilização temporária do Portal Embrace, a comunicação com alguns sites do INPE ficaram interrompidas, causando a não transferência imediata de alguns dos dados coletados pelo Programa Embrace no nosso país.

Hoje, a fibra da Embratel foi reativada, e as equipes responsáveis estão tratando da reativação dos enlaces de São José dos Campos com as unidades remotas do INPE.

Clezio Marcos De Nardin

Gerente Geral do Programa Embrace/INPE

Comments are closed