Programa Embrace/INPE colabora com COSPAR Capacity Building Workshop.

O Centro de Alerta Regional pera Clima Espacial do Brasil (Programa Embrace/INPE) colaborou com a formação de jovens pesquisadores (MSc, PhD e pós-docs) da Rússia, Japão, China, Indonésia e Índia nas pesquisa associadas ao clima espacial .

Tais treinamentos foram realizados durante o COSPAR Capacity Building Workshop intitulado “Impacto do Clima Espacial na Terra”, que foi realizada entre 15 e 26 de agosto de 2016, no Instituto de Pesquisas Cosmofísicas e Propagação de Ondas de Rádio do Ramo do Extremo Oriente da Academia Russa de Ciência (IKIR FEB RAS), em Paratunka, Kamchatka (Rússia).

O workshop introduziu os alunos na investigação dos fenômenos de todo o sistema do clima espacial, trazendo observação baseada em conjuntos diferentes de dados, baseados em solo e no espaço. Isto incluiu estudos de perturbações magnéticas, ionosféricas e radiação, que são consistentes com os objetivos do Programa VarSITI SCOSTEP (2014-2018), que incentiva a colaboração internacional na análise de dados, modelagem e teoria, a fim de entender como variabilidade solar afeta a Terra.

Durante a primeira semana do workshop Dr. Clezio Marcos De Nardin, o atual Gerente Geral do Programa Embrace/INPE, realizou palestras sobre a experiência brasileira na transição de Pesquisa para Operação do Centro de Alerta Regional pera Clima Espacial do Brasil. Ele também orientou um dos grupos internacionais de estudo durante o projeto dado como “dever de casa” de fornecer todas as informações do Clima Espacial associada a uma tempestade magnética registrada em julho de 2015.

“Foi uma grande experiência ver e interagir com estudantes de formação científica diferente e orientar todos eles para um único objetivo de fornecer toda a linha do tempo e do impacto dos fenômenos de clima espacial desde o Sol até a Terra”, declarou Clezio.

Imagem_noticia

Algumas outras palestras incluíram (não limitado a essas) a apresentação oferecida pelos:

Dr. Boris Shevtsov, do Instituto de Pesquisas Cosmofísicas e Propagação de Ondas de Rádio, Rússia, intitulado “Diagnóstico a laser e modificação da ionosfera”.

Dr. Vladimir Kuznetsov, do Instituto de Magnetismo terrestre, Ionosfera e Propagação de Ondas de Rádio, Rússia, intitulado “Fontes solares para investigações do clima espacial do Sol e das relações solares-terrestres a partir de dados de satélite” e “A atividade solar e seu impacto sobre a Terra”.

Dr. Kazuo Shiokawa, do Institute de Pesquisa do Ambiente Espacial Terrestre, Universidade de Nagoya, Japão, intitulado “Física Solar Terrestre”, “Ionosfera: Medições e origem dos distúrbios”, e “Uma revisão de média escala noturna de perturbações ionosférica propagantes (MSTIDs) em latitudes médias”.

Dr. Jan Lastovicka, do Instituto de Física Atmosférica, Rep. Tcheca, intitulado “Impacto da mudança global sobre o sistema atmosfera- ionosfera superior (com ênfase especial em meteorologia espacial e modificações de espaço”.

Dr. Аkimasa Yoshikawa, do Centro Internacional para a Ciência do Clima Espacial e Universidade Kyushu, Japão, intitulado “Acoplamento Magnetosfera-ionosfera”.

Dr. Tsutomu Nagatsuma, do Instituto Nacional de Informação e Comunicações Tecnologia (NTIC), Japão, intitulado “Dinâmica do geospace e seu efeito para produtos espaciais”.

Dr. Wojciech Miloch, da Universidade de Oslo, Noruega, intitulado “Ionosfera em altas latitudes geomagnéticas, aspectos como a aurora, substorms auroral, calota polar e cúspide”, “instalações experimentais para a pesquisa espacial no sector do ártico escandinavo”, e “experimentos de foguetes para os estudos de clima espacial”.

Dr. Vladimir Kalegaev, do Instituto Científico de Física Nuclear da Universidade Estadual de Moscou, Rússia, intitulado “Estrutura e dinâmica da Terra magnetosfera: Campos, correntes e partículas”.

Dr. Sergey Khomutov, do Instituto de Pesquisas Cosmofísicas e Propagação de Ondas de Rádio, Rússia, intitulado “dados magnéticos. INTERMAGNET: passo a passo a partir de medições de valores definitivos”.

e muitos outros não listados aqui. O programa completo e mais detalhes sobre o Impact of Space Weather on Earth CCOSPAR Capacity Building Workshop podem ser encontrados na página web: http://cospar2016.ikir.ru/cospar-content/home-page/

Os comentários estão indisponíveis