Colaboradores

Adriano Petry

Cientista

Possui graduação em Engenharia Elétrica (1996) e doutorado em Ciência da Computação (2002), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É tecnologista e Chefe do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRS/INPE). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, Aeronomia e Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: clima espacial, modelagem ionosférica, computação de alta performance e simulação.

Lattes

Alisson Dal Lago

Cientista

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1999) e doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2003). Atualmente é chefe da Divisão de Geofísica Espacial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Geofísica Espacial, com ênfase em Física Solar, atuando principalmente nos seguintes temas: coronal mass ejection, space weather, magnetic clouds, magnetic storms e geomagnetic storms.

Lattes

Augusto de Souza

Secretário

Carlos Roberto Braga

Cientista

Aluno do curso de Pós-Graduação em Geofísica Espacial em nível de Doutorado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Mestre em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2008. Foi aluno de iniciação científica, bolsista (PIBIC/CNPq - INPE - MCT) e estagiário do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS/INPE - MCT).

Lattes

Clezio Marcos De Nardin

Gerente Geral

Clezio Marcos De Nardin, referenciado como DENARDINI, C. M., obteve o título de engenheiro eletricista em 1996 pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de Doutor em Geofísica Espacial em 2003 pelo Instituto Nacional de Pesquisas (INPE), onde ele está atualmente trabalhando como pesquisador. Sua principal área de atuação é no campo da Geofísica Espacial com foco na área de Aeronomia Equatorial, na qual ele orienta teses de doutorado, mestrado e projetos de iniciação científica. Ele publicou 35 artigos em revistas indexadas internacionais, 2 outros aceitos e tem outros 5 submetidos recentemente para publicação, 35 artigos completos em anais de congressos a apresentou 175 comunicações em encontros científicos, além de 1 artigo acadêmico e 13 palestras de divulgação científica. Ele obteve 7 prêmios científicos como autor e orientador de trabalho é revisor e editor de revistas científicas internacionais. Ele também é o atual Presidente da SBGEA (Sociedade Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia) e é membro do Conselho Técnico-Científico do INPE.

Lattes

Cristiano Max Wrasse

Cientista

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2000) e doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2004). Foi professor e pesquisador na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), entre 2007 e 2010, vinculado ao Grupo de Física da Atmosfera. Trabalhou na Vale Soluções em Energia (VSE) entre 2010 e 2012, atuou na área de ensaios de turbomáquinas, em projetos com a Petrobras e com o tratamento térmico de resíduos junto a Vale do Rio Doce. Atualmente, é pesquisador associado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais na área de geofísica espacial.

Lattes

Ezzat Selim Chalhoub

Conselho Consultivo

Possui doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Reações Nucleares e Espalhamento Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: transferência radiativa, método de ordenadas discretas analítico, método de Monte Carlo, problemas inversos, ótica hidrológica.

Lattes

Fábio Becker Guedes

Cientista

Fábio Becker Guedes é bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1995), além de mestre (1997) e doutor (2001) em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos / USP. Atua na área de Aeronomia e Clima Espacial desde 2002. Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos, São Paulo. Tem experiência com sistemas GPS, ionossondas digitais e imageadores all-sky. A sua área de atuação engloba a Física da Ionosfera / Alta Atmosfera e a Física da relação Sol-Terra no contexto do Clima Espacial.

Lattes

Fátima Aparecida Alves Usifatti

Secretária

Hisao Takahashi

Cientista

Formado em Física pela Universidade de Niigata em1968, mestrado em Física pela Universidade de Niigata em 1970, doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em 1980 e pós-doutorado na universidade de Estocolmo em 1982. Atualmente é o pesquisador/professor titular do INPE. Tem desenvolvendo pesquisas na área de Geofísica/Aeronomia, atuando nos tópicos de processos fotoquímicos e aeroluminescência na alta atmosfera, os processos dinâmicos na mesosfera e na ionosfera (ondas de gravidade e planetário). Monitoramento da ionosfera na visão de Clima Espacial (Space Weather) é o tema mais recente de trabalho do pesquisador.

Lattes

Inez Staciarini Batista

Conselho Consultivo

É graduada em Física pela Universidade Federal de Goiás (1972), mestre (1975) e doutora (1985) em Ciência Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Boston, USA em 1987/1988. Atualmente é pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, representante brasileira no COSPAR (Committee On Space Research), "Chair" da Comissão Interdivisional para os Países em Desenvolvimento (ICDC) da IAGA (International Association of Geomagnetism and Aeronomy) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA). Foi presidente da Associação Latino Americana de Geofísica Espacial (ALAGE) e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf). Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Aeronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ionosfera, ionosfera equatorial, ionossonda, spread f e digissonda.

Lattes

Joaquim Eduardo Resende Costa

Gerente de Pesquisas, Desenv. e Inovações

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1978), mestrado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1982) e doutorado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1990). É pesquisador titular III, membro do corpo docente e chefe da linha de pesquisa de Física Solar da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Heliofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem de explosões solares em ambientes inomogêneos complexos com diagnósticos em vários comprimentos de onda, atmosfera quiescente solar, instrumentação em rádio-astronomia, modelos de variáveis cataclísmicas magnéticas e modelos de previsão em clima espacial. Atualmente é chefe da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e no Embrace (Estudos e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial) é: secretário de orçamento e líder do grupo de Física Solar.

Lattes

Jonas Rodrigues de Souza

Conselho Consultivo

Nasceu no distrito Boi Selado, Jucurutu, RN, possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1988), mestrado (1992) e doutorado (1997) em Ciência Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Realizou pesquisas de pós-doutorado na Universidade de Sheffield, Inglaterra (1997-1999) e na Universidade Estadual de Utah, USA (2003-2004). Atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem sido revisor de trabalhos científicos dos jornais Advances in Space Research e Journal of Geophysical Research. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Aeronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ionosfera, modelagem ionosférica, ionosfera equatorial e de baixas latitudes e irregularidades da região F.

Lattes

José Roberto Cecatto

Conselho Consultivo

Possui Bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Atualmente, é pesquisador titular do INPE. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Radioastronomia e desenvolvimento instrumental, atuando principalmente nos seguintes temas: solar, rádio, espectroscopia e interferometria.

Lattes

Lígia Alves da Silva

Cientista

Graduada em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2003), Mestre em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (2005) e Doutora em Meteorologia pelo INPE (2010). Realizou um Pós-Doutorado no Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS/França (2010-2011) pelo CNPq. Atuando na área de Sinótica e dinâmica da atmosfera, realizando estudos climatológicos da energética atmosférica dos sistemas de grande escala da América do Sul e oceanos adjacentes. Realizou ainda um Pós-Doutorado no INPE (2011-2013) pela FAPESP na área de mudanças climáticas, com enfoque na elaboração do modelo climático regional de alta resolução, para obtenção das projeções de cenários climáticos futuros e determinação de áreas de risco e vulnerabilidade populacional. No segundo semestre de 2013 trabalhou na Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP, ministrando aulas de Fenômenos de Transporte para a graduação. No primeiro semestre de 2014 foi Professora Substituta da UNESP-SJC, ministrando as disciplinas de Climatologia e Estatística e Probabilidade para o Curso de Engenharia Ambiental. Atualmente é Pesquisadora no Clima Espacial - INPE pelo Programa de Capacitação Institucional (PCI) do MCTI, atuando na área de física dos Cinturões de Radiação de Van Allen.

Lattes

Lívia Alves

Cientista

Doutora pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em 2011, Mestre em Física pela Universidade de São Paulo (2006) e Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (2003). Durante seu período de doutorado foi bolsista FINEP, aluna em diversas disciplinas ministradas pela pós-graduação em Física do ITA e realizou parte de seu trabalho experimental nos laboratórios do CPqD. Atualmente é Pesquisadora na Divisão de Geofísica Espacial do INPE atuando junto ao grupo de Geomagnetismo. Tem experiência na área de física aplicada à óptica e à fotônica para desenvolvimento de sensores à fibra óptica, com aplicações no setor de fornecimento de energia elétrica. Seus principais temas de interesse são: estudo e monitoração de variações geomagnéticas causadas por subtempestades, tempestades geomagnéticas, tempestades ionosféricas e alterações no cinturão de Van Allen, observadas em dias calmos ou não e que tenham potencial para causar correntes geomagneticamente induzidas (GIC), em média e baixa latitudes; além de desenvolvimento de instrumentação para medição de grandezas de interesse para geofísica espacial, baseado em técnicas ópticas. email: livia.alves@inpe.br.

Lattes

Luíz Fernando Sapucci

Conselho Consultivo

Luiz Fernando Sapucci é matemático e concluiu o doutorado em Geociências, na área de concentração em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho (UNESP de Pres. Prudente) em 2005. Atualmente é Pós Doutorando no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, atuando no Grupo de Desenvolvimento em Assimilação de Dados (GDAD) da Divisão de Desenvolvimento e Modelagem do CPTEC. É membro regular do Corpo Docente do Programa de Pós Graduação em Meteorologia do INPE e membro colaborador do Programa de Pós Graduação em Ciências Cartográficas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Teve 4 orientações de mestrado concluídas. Publicou 21 artigos em periódicos especializados (sendo 6 deles em periódico de circulação internacional) e 85 trabalhos em anais de eventos. Atualmente coorienta um aluno de Mestrado com bolsa CAPES no Programa de Ciências Cartográficas da UNESP e orienta um aluno com bolsa de Iniciação Científica PIBIC-INPE e uma de Iniciação Tecnológica PIBITI-INPE, além de um outros de Treinamento Tecnológico em TI com bolsa CNPq. Recebeu 2 prêmios e/ou homenagem (1- Student Paper Competition in ION GPS 2001; 2-Menção Honrosa no Prêmio Capes de tese 2006 - Área Geociências). Atualmente possui um projeto de pesquisa sob sua coordenação em cooperação com o ITV e participa de 2 outros como colaborador, um financiado pela Fapesp e outro pelo CNPq. Atua na área de Geociências, com ênfase em Assimilação de Dados. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: IWV-GPS, Assimilação de dados, Radiocutação GNSS, Modelagem Troposférica, Avaliação de modelos de PNT; GPSmet, ZTD, ROGNSS, PNT, GOA-II, GNSS, Atraso Zenital Troposférico, GPS e Refração troposférica.

Lattes

Marcelo Banik

Gerente de Operação

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2000) e doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2004). Atualmente é tecnologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomagnetismo, atuando principalmente nos seguintes temas:sondagens magnetotelúricas, sondagens GDS, processamento de dados geomagnéticos.

Lattes

Marcelo Sampaio

Conselho Consultivo

Possui graduação em Engenharia Elétrica Especialidade Em Eletrônica pela Universidade do Vale do Paraíba (1989), mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2002) e doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2007). Atualmente é tecnologista senior II do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e onde desenvolve projetos Eletro/Eletrônicos junto ao Grupo GEOMA/Geomagnetismo da Divisão de Geofísica Espacial deste Instituto. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Lineares e Não-Lineares, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomagnetismo, GNSS, Transmissão de dados, Radônio, Geofísica nuclear, Microgravidade e treinamento.

Lattes

Márcia Regina Guimarães Guedes

Cientista

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá (2006) e Mestrado em Física e Matemática Aplicada pela Universidade Federal de Itajubá (2009). Atualmente cursa o Doutorado em Astrofísica no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Lattes

Milena Paschoalini

Cientista

Nilson Sant'Anna

Conselho Consultivo

Pós Doutorado no Departamento de Eletrônica e Infomação na Politecnico de Milão - Itália (2010), Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2000), MBA em Gestão Estratégica da Ciência e Tecnologia em Institutos Públicos de Pesquisa pela FGV - Fundação Getúlio Vargas (2012), Mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1993) e Graduado em Engenharia Elétrica Enfase Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá (1987). Pesquisador Visitante (2007) na CALTECH - California Institute of Technology. Atualmente é Chefe de Divisao LAC/INPE do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Pesquisador e líder de grupo de pesquisa . Professor Titular no curso de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais (ETE): área de concentração Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e sistemas bancos de dados, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, bancos de dados, arquiteturas de sistemas, qualidade e modelos de maturidade, gerenciamento de projetos, modelagem de processos e automação de processos.

Lattes

Odim Mendes Junior

Conselho Consultivo

possui graduação em Fisica Bacharel pela Universidade Federal de Goiás (1982), graduação em Fisica Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (1982), mestrado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1985) e doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1992). Atualmente é pesquisador titular/professor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Geofísica Espacial, com ênfase em Eletrodinâmica Espacial, atuando principalmente nos seguintes temas: Eletrodinâmica Espacial, Plasma Espacial, e Clima Espacial. Oferece oportunidades de Pós-Graduação (mestrado e Doutoramento) e outras modalidades de bolsas para estudantes e pesquisadores motivados e criativos, em tópicos espaciais envolvendo desafios de Física, Matemática, Computação e áreas afins. Atuações adicionais: (1) Membro do Conselho do Programa de Clima Espacial EMBACE, de maio/2013 até o presente; (2) Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do INPE (CPAD/INPE), de out/2012 até o presente; (3) Coordenador substituto da Coordenação de Ciências Espaciais, de maio/2011 até o presente; (4) Chefe substituto da Divisão de Geofísica Espacial (DGE), de out/2011 a abril/2013; (5) Chefe da Divisão de Geofísica Espacial (DGE), de out/2010 a set/2011; (6) Membro do Conselho Assessor da Coordenação de Ciências Espaciais (CA-CEA), de out/2010 até o presente; (7) Membro do Conselho do Curso de Pós-Graduação de Geofísica Espacial, de jun/2007 a maio/2011; até o presente; e (8) Membro do corpo docente do Curso de Pós-Graduação de Geofísica Espacial, de nov/1994 até o presente.

Lattes

Oswaldo Duarte Miranda

Conselho Consultivo

Graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), possuindo mestrado (1992) e doutorado (1997) em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Atualmente, é Pesquisador Titular - III da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Possui experiência, e formação, em Física e Astronomia com ênfase, principalmente, em Gravitação e Cosmologia. Atua nas seguintes áreas: teorias de gravitação alternativas à relatividade geral, fontes astrofísicas de ondas gravitacionais, detectores de ondas gravitacionais, radiação cósmica de fundo em micro-ondas, formação das estruturas em grande escala do Universo, matéria e energia escuras. É Membro das seguintes Sociedades Científicas: Sociedade Brasileira de Física - SBF, desde 1988; Sociedade Astronômica Brasileira - SAB, desde 1992; International Astronomical Union - IAU, desde 2006.

Lattes

Primavera Botelho

Cientista

Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), mestrado (2002) e doutorado (2011) em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atua desde 1987 em pesquisa e desenvolvimento de aplicações de controle e processamento de dados de equipamentos científicos de solo e embarcados em satélites.

Lattes

Rafael Rodrigues Souza de Mendonça

Cientista

Possui graduação em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008) e mestrado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2011). Atualmente é aluno de Doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Espacial, atuando principalmente nos seguintes temas: Raios Cósmicos, Atividade Solar e Clima Espacial.

Lattes

Rubens Cruz Gatto

Conselho Consultivo

Possui graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1986), mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1994) e Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Ciência e Tecnologia em Instiuições Públicas de Pesquisa pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2010). Atualmente é tecnologista sênior-III e chefe da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas de Solo da Coordenação Geral de Engenharia e Tecnologia Espacial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e professor titular do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: software, coleta de dados, estação terrena, algoritmos genéticos e multimídia.

Lattes

Vivian Moreira de Castilho Batista

Cientista

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Taubaté (2001) e mestrado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2005). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Aeronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: brasilian region, plasma bubbles, ionospheric bubbles, thermospheric wind e oi 630nm.

Lattes