Com o objetivo de motivar e trazer estudantes para ciências espaciais, a Faculdade de Engenharia e Ciências Básicas da Fundação Universitária Los Libertadores, através do seu programa de Engenharia Aeronáutica, organizou a Semana Mundial do Espaço, de 4 a 6 Outubro, com atividades, workshops e conferências aludindo ao tema.
Com mais de 20 palestras, três oficinas e seis atividades interativas, a agenda desenvolvida na Semana Mundial do Espaço conseguiu atender as expectativas de seus participantes, graças à atualidade dos tópicos discutidos e à qualidade dos convidados..
Uma das palestras mais populares abordou temas relacionados à astrofísica. Isso foi chamado de “climatologia espacial” e foi dirigido por Joaquín Rezende Costa (INPE), que destacou o estudo de partículas solares geradas em explosões estelares e explicou a aceleração e difusão da energia liberada nesses eventos.
Dr. Omar Hatamleh (International Space University – ISU) destacou, em sua palestra, que a tecnologia aeroespacial está em um processo de melhoria impressionante: os componentes tecnológicos estão ficando menores e seu valor econômico caiu consideravelmente. Hoje, o custo do envio de um pequeno satélite para o espaço é muito inferior a 10 anos atrás. Isso significa que as pequenas empresas do setor de tecnologia podem trabalhar com artefatos avançados, pequenos e muito econômicos, que mudarão a forma como vivemos nos próximos anos.
Dr. Omar Hatamleh, Dra. Lucía Bohórquez, Dr. José Sacahui, e Dr. Joaquin Rezende (fonte: http://www.ulibertadores.edu.co/semana-espacio-2017/)
O astrofísico Rodrigo Sacahui (Universidad San Carlos de Guatemala) apresentou parte do estudo desenvolvido para a missão espacial brasileira MIRAX X-ray, que será lançado em 2019. MIRAX é uma missão de astronomia de raios-X que procura explorar no plano galáctico. Seus resultados otimizarão a detecção e estudo de estrelas de nêutrons, buracos negros, núcleos galácticos, entre outros eventos espaciais.
Também havia espaço para convidados nacionais e os tópicos mais relevantes para o nosso contexto. Uma das questões destacadas pelos convidados colombianos foi o uso do espaço aéreo, abordado por vários palestrantes, como o tenente-coronel Giovanny Corredor, diretor do Escritório de Assuntos Espaciais da Força Aérea da Colômbia (FAC), que falou sobre o papel importante de FAC no desenvolvimento da indústria aeroespacial colombiana, através da Comissão Espacial.
Segundo ele, a FAC não é apenas responsável por garantir a segurança em nosso espaço aéreo, mas também expande seu trabalho de pesquisa, desenvolvendo projetos importantes no setor aeroespacial, como Fac Sat 1, um satélite construído e aguardando o lançamento. até 2018 – com uma câmera de resolução de 30 metros projetada para tirar fotos de toda a terra com uma órbita heliosíncrona. Ele também mencionou o Fac Sat 2, uma tecnologia que terá uma carga útil dupla: uma câmera óptica com uma resolução de 5 metros com imagens multiespectrales e infravermelho próximo e um receptor ADSB que permitirá identificar o tráfego de aeronaves civis na Colômbia e fornecer assistência aeronáutica.
Mais de 700 alunos de diferentes escolas de Bogotá e de universidades participaram de exposições, oficinas e atividades.
Veja mais em:
http://www.ulibertadores.edu.co/semana-espacio-2017/
http://www.ulibertadores.edu.co/tres-dias-para-hablar-del-espacio/