SCINTEC é um sistema que tem a finalidade de mapear e monitorar a cintilação ionosférica e o Conteúdo Eletrônico Total (CET) sobre o território brasileiro. É um projeto com suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Sao Paulo (FAPESP). Além do monitoramento, estão sendo testados métodos de mineração de dados e inteligência artificial para se conseguir a predição da cintilação ionosférica.
O sistema está provendo mapas de cintilação sobre o território brasileiro em tempo real. O monitoramento é feito através de uma rede de receptores GPS. SCINTEC utiliza bancos de dados relacionais e a consulta de dados é feita através de consultas da linguagem SQL.
SCINTEC está fazendo uma integração com o projeto LISN (Low-latitude Ionosphere Sensor Network) com a finalidade de prover mapas de cintilação e CET sobre toda a América do Sul em tempo real. Isto permitirá uma maior colaboração e interação entre os pesquisadores do cone sul.
Fará ainda uma integração com a Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com a finalidade de fazer o cálculo de CET para analisar os gradientes latitudinais do CET, os efeitos das irregularidades do plasma sobre o CET e o desenvolvimento de modelos.