ATA DA 134ª REUNIÃO DE BRIEFING: 30/03/2015, 14H30

Sala de Exibição do Clima Espacial/INPE-SJC

SOL

Previsor 1: Na semana de 24 a 30 de março, foram registrados alguns flares classe C sendo um C9 o mais intenso. Houve um buraco no hemisfério Sul que esteve geoefetivo a partir do dia 25 de março. Não foram observadas CME direcionadas para a Terra. A região 12305 continua sob o disco solar com complexidade beta/gama. É observado um buraco coronal (CH 661) que deverá estar geoefetivo a partir do dia 30.

MEIO INTERPLANETÁRIO E MAGNETOSFERA

Previsor 2: Os dados do programa Enlil previam uma troca de setor no dia 23 que foi confirmada pela variação de densidade observada no dia 23 e dias subsequentes pelos dados do satélite ACE. Na sequência, foram observadas queda na velocidade do vento solar (associada ao enfraquecimento do vento solar rápido que estava atingindo a Terra até o dia 23), oscilações na intensidade das componentes do campo magnético. Os dados do cinturão de radiação, obtidos a partir dos satélites GOES, no período de 24 a 31 apresentam um padrão compatível com as variações nominais.

TERRA MAGNÉTICA

Previsor 3: A atividade geomagnética registrada durante a semana foi compatível com a de dia calmo, na maior parte do tempo. Foram registradas instabilidades isoladas nos magnetômetros da rede Embrace. O índice Dst oscilou entre -4 nT e -44 nT, o Kp máximo do período foi 4+ e o AE atingiu no máximo 500 nT em alguns momentos.

TERRA ATMOSFERA

Previsor 4: Os dados obtidos da observação da ionosfera apresentam dados compatíveis com dia calmo, algumas estações responsáveis pela obtenção do mapa de TEC estiveram fora do ar durante alguns dias. Foram observadas cintilações, com menor intensidade, todas as noites entre 19h30 e 01h30 LT, o índice S4 foi 1.1 e a altura do pico da camada variou entre 250 km e 500 km. Foram observadas bolhas de plasma nos dias 24 na estação de Cariri e 25 em todas as estações.

Comments are closed