Estados Unidos da América lança seu Plano Estratégico para o Clima Espacial

Por: Clezio Marcos De Nardin

O Programa de Clima Espacial Nacional (NSWP) é uma iniciativa interinstitucional Federal criada em 1995 para melhorar a capacidade norte-americana de fazer previsões de perturbações significativas no clima espacial a tempo e em tempo, bem como fornecer essa informação de forma adaptadas às necessidades específicas das pessoas potencialmente afetadas por eles. Ele também tem promovido uma maior consciência sobre os efeitos do clima espacial nas partes interessadas da comunidade americana, bem como entre o público em geral. As organizações envolvidas no NSWP estabeleceram instalações de pesquisa e desenvolvimento, promovem novas capacidades de observação, trabalham para a transição dos resultados positivos da pesquisa em produtos e serviços melhorados, realizam fóruns para discutir e divulgar a importância do espaço de tempo para a sociedade, ajudam a preparar os governos e as autoridades civis para mitigar o impacto do clima espacial, e ajudam a construir o a cadeia de formação e educação de novos profissionais do clima espacial.

Segundo o documento o termo “clima espacial” refere-se às condições variáveis no Sun, por todo o espaço, e no campo magnético da Terra e a atmosfera superior que podem influenciar o desempenho dos sistemas tecnológicos espaciais e terrestres e colocar em risco a vida ou a saúde humana. As condições adversas do ambiente espacial podem interromper as operações de satélite, comunicações, navegação e redes de distribuição de energia elétrica, levando a uma variedade de perdas socioeconômicas e os impactos sobre a nossa segurança. Como a nossa sociedade se torna mais avançado tecnologicamente, nossa vulnerabilidade ao clima espacial aumenta significativamente.

O NSWP é guiado pela visão de uma sociedade futura mais bem preparada para os efeitos do clima espacial e apoiada por um empreendimento de clima espacial eficaz e eficiente. O plano estratégico americano descreve essa visão, a missão da NSWP, e os objetivos do programa vai levar a cabo para alcançar essa visão.

Visão: Uma nação que capitaliza sobre os avanços da ciência e sobre as previsões lida melhor com os impactos adversos de clima espacial sobre a atividade humana e em tecnologias avançadas que fundamentam a economia global e a segurança nacional.

Missão: O NSWP serve como ponto focal nacional para a empreitada do Governo Federal Americano e de seus parceiros com relação clima espacial. Ao fornecer um fórum ativo, sinérgico, e permeando as agências para a colaboração, o NSWP facilita interações mutuamente benéficas entre as comunidades de pesquisa e operacionais da nação Americana. O NSWP desenvolve estratégias e opções eficazes e eficientes para responder aos vários desafios do clima espacial que enfrentam a nação Americana e trabalha para o avanço da pesquisa científica básica e exploração, melhorar os serviços ambientais espaço de confiança, aumentar a consciência pública e apoiar a formulação de políticas nacionais.

Objetivos:

  1. Descobrir e compreender as condições físicas e processos que produzem os efeitos do clima espacial.
  2. Desenvolver e manter as capacidades observacionais necessárias.

III. Fornecer informações sob medida e precisas sobre o clima espacial, onde e quando é necessário.

  1. Aumentar a consciência nacional dos impactos do clima espacial.
  2. Forjar as comunicações entre governo e as organizações comerciais e acadêmicas.

FONTE: Adaptado do Programa Nacional Norte-Americano para Clima Espacial disponível online em <http://www.nswp.gov/>

Os comentários estão indisponíveis