ATA DA 139ª REUNIÃO DE BRIEFING: 11/05/2015, 14H30

Sala de Exibição do Clima Espacial/INPE-SJC

SOL

Previsor 1: No período de 05 a 11 de maio, foi observado uma CME em halo parcial no dia 02, houve um buraco coronal dirigido para Terra no início da semana, além de ter se verificado a chegada prevista do CME que era dia 06. Ocorreram seis flares classe M e um flare classe X entre os dias 05 e 06, produzidas pela região ativa 2339. Houve uma CME associada no dia 06. O buraco coronal 668 está entrando hoje (11) e deve estar no centro do disco entre os dias 14 e 15. A região ativa 2339 tem complexidade e área grande com capacidade para produzir mais eventos nos próximos 7 dias.

MEIO INTERPLANETÁRIO E MAGNETOSFERA

Previsor 2: No dia 06, foi observado a assinatura de um choque nos dados do ACE no final do 06, não teve uma tempestade geomagnética com intensidade significativa devido a esse evento por causa da componente Bz para norte. Os dados de raios cósmicos apresentaram decréscimo de número de contagens no dia 06 associado com a chegada de uma CME. No dia 09, observou-se cruzamento de setor e um longo período de Bz negativo possivelmente associado ao “novo setor”. O cinturão de radiação apresenta fluxo estável.

TERRA MAGNÉTICA

Previsor 3: A chegada da CME no dia 06 proporcionou atividade moderada, com índice Dst acima de -25 nT. Este evento produziu atividade auroral durante 6 horas no dia 06. Um segundo evento foi observado durante a semana associado à um cruzamento de setor iniciado no dia 09. A componente Bz do campo magnético interplanetário permaneceu negativa por um intervalo de tempo de aproximadamente 8 horas. Após esse período a atividade auroral foi intensificada e o índice AE permaneceu em torno de 1000 nT, o índice Dst atingiu -58 nT e o Kp 4+. Oscilações de velocidade do vento solar causaram perturbações leves na atividade geomagnética medida em solo e em órbita geoestacionária.

TERRA ATMOSFERA

Previsor 4: A ionosfera apresentou dados compatíveis com dia calmo. Os dados de TEC apresentaram grandes variações de intensidade nas estações de baixa latitude, não foram observadas cintilações no período. Foram observadas atividade de bolhas na noite de 10/05 e pororoca mesosférica em 08/05 e 10/05.

Os comentários estão indisponíveis